sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aleluia, irmão!

Afinal, deus, quem é você? Onde você está? Qual sua função? Posso lhe chamar de "você"? Você... existe?
Esses questionamentos são muito comuns, principalmente naqueles que não tiveram uma cultura religiosa muito definida - como eu. Sempre fui criado na igreja católica. Fui forçado a fazer dois anos de catequese para, posteriormente, ingressar definitivamente na religião católica por meio da primeira comunhão. Porém as doutrinas católicas sempre andaram na contra-mão com minha forma de pensar e com os aprendizados que a própria vida me proporcionou. Além disso, nas aulinhas de história, pude perceber o quão manipuladora essa igreja já foi no passado - e ainda o é no presente.

Mas, mesmo assim, sempre fui muito espiritual. Creio que a fé é importante e necessária para qualquer ser humano. Por isso, procurei outras religiões às quais tentei me adaptar. Não deu certo. Fui a uns 4 tipos de igrejas protestantes. Assisti a cultos, leituras da palavra, sessões de descarrego, pregações. O protestantismo é muito parecido com o catolicismo - porém mais fervoroso e sensacionalista. Lembro-me de um episódio no qual fui à igreja universal e durante todo o culto o pastor olhava para mim e dizia que o diabo estava presente naquela tarde. Será por causa da minha camiseta vermelha com uma estampa de um portal pegando fogo? Enfim...

Já fui também a cultos espíritas. Confesso que não sei muito o que se enquadra no "espiritismo". Mas já fui a centros kardecistas e umbandistas... serve? Confesso, também, que se a escolha por uma religião fosse obrigatória, escolheria por uma delas. Mas, graças a deus - risos - não é.

Considero as religiões uma forma de manipulação do pensamento humano. E creio que para ter fé não é necessário se deslocar de sua própria casa para encontrar um bando de pessoas gritando "aleluia" ou cantando alguma música esotérica. Deus, se realmente existe, deve estar presente em todo e qualquer lugar, aguardando sua oração, seu agradecimento, seu pedido. Aliás, se deus existe, ele não deve subjulgar um ser humano pela forma de vida que ele leva. Afinal, não somos todos filhos dele e, consequentemente, irmãos? Na verdade, o que mais me irrita nessas religiões é justamente a predeterminação de como deverá ser sua vida para, na morte, alcançar o "paraíso". Não há lógica nisso.

"Mulheres, usem saias que vocês irão ao céu". "Homens, deem 10% do salário de vocês que a graça será alcançada". "Mulheres, não abortem de forma alguma porque, senão, o inferno é garantido." "Camisinha? Nem pensar." "Gays? A forma mascarada do diabo." "Prostitutas? Meras infelizes que tem o inferno como destino certo." "Drogados? Não valorizam a vida terrena, então não terão vida espiritual agradável." ...

O problema das religiões é que há nela o homem. E o homem não é perfeito. O homem tem pensamentos pré-conceituados. O homem tem opinião própria. O homem interpreta a bíblia, ou outros livros sagrados, à sua maneira. O homem não é deus.

Infinitamente mais necessário do que seguir uma religião, é seguir seus próprios ideais, suas próprias vontades. Crer naquilo que se quiser, naquilo que te dê mais confiança, segurança e felicidade é uma forma linda e pura de fé. Como diria Machado de Assis...
"Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento."

Um comentário:

  1. Definitivamente um dos meus favoritos, até coloquei no FB um trecho!!!

    Obs: Dica: se eu fosse você tirava esse fundo xadrez, pois depois que você lê um tempo, fica meio zonzo pq a estampa puxa muito o olhar!!!! Que tal algo mais calmo, azul por exemplo???

    Bjinhos

    ResponderExcluir